8 de ago. de 2012

4º ENCONTRO - ESPAÇO E FORMA

O 4º encontro de letramento em prática - Matemática - teve como eixo central a temática ESPAÇO E FORMA, onde fora abordado de forma lúdica o uso dos sólidos geométricos em nosso dia-a-dia. Apriore utilizamos vários objetos com formas definidas, onde um cursista de olhos vendados deveria identifica-lo e citar a forma correspondente ao mesmo. Forma dinamica foi introduzida a temática a ser explorada logo seguinte.
Após este momento inicial, derecionamos o estudo teorico através de subtópicos relacionados ao ensino da geometria em sala de aula, observando como a mesma é pouco explorada e geralmente trabalhada de forma superfcial, ou ainda como aquele conteudo esquecido para o final do ano.
Questionamos à respeito da linguagem técnica, no que diz, se o uso da mesma deve ser utilizada desde o inicio do conteudo nas series iniciais, ou se é melhor usar uma linguagem mais simples deixando esta mais complexa para as séries seguintes. Foi consenso que desde o inicio deste conteudo, deve-se usar a linguagem normativa dos mesmos. Um dos motivos seria o fato de que, se a criança aprende que o nome do circulo é redondo, bola ou outras desginações e o professor aceita como uma unica verdade, se tornará confuso para essa criança quando nas séries seguintes o professor ensina que o nome correto é circulo, circunferencia, esfera. Se estamos ensinando, vamos ensinar desde o principio o que é certo, visando o aprendizado significativo e duradouro.
Quanto a temática ESPAÇO, abordamos diversas metodologias envolvendo o cotidiano dos mesmos, pois o questionamento inicial era a respeito do que se difere do ensino na sala de aula, para a realidade em que os mesmos se encontram em seu dia-a-dia, diante deste, colocamos e estudamos várias situações que podem ser exploradas afim de otmizar este conteudo.
Por fim, realizamos algumas atividades envolvendo simetria e foram confeccionados alguns sólidos geométricos que poderão ser expllorados em sala de aula.
Este encontro foi bastante significativo, eliminamos duvidas quanto a nomeclatura dos sólidos, quanto em que momento é viavel o uso do lúdico, dentre outras situações que visam a otimização dos conteudo.
Como sempre digo: "é apenas o meu ponto de vista."